Com o objetivo de homenagear o Professor Fernando Nicolau, sócio fundador e corresponsável pela criação da Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados (CLAD), reconhecendo a sua iniciativa visionária e dedicação invulgar, é instituído o PRÉMIO FERNANDO NICOLAU em conformidade com a decisão da Direção da CLAD e posterior comunicação desta iniciativa na Assembleia Geral da CLAD de 10 de março de 2021.
O PRÉMIO FERNANDO NICOLAU terá periodicidade bienal, e pretende divulgar e galardoar trabalhos em Data Science e Classificação e Análise de Dados publicados a nível internacional por sócios da CLAD, estimulando a publicação nas áreas científicas da CLAD.

O júri do PRÉMIO FERNANDO NICOLAU 2021 foi constituído por: Helena Bacelar-Nicolau (Universidade de Lisboa, Presidente Honorária), Gilbert Saporta (Professor Emérito, CNAM, Paris), Paulo Gomes (Information Management School, Universidade Nova de Lisboa) e Mário Figueiredo (Instituto de Telecomunicações, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa).

Entre os trabalhos submetidos à edição de 2021, foram identificados dois que cumpriam as condições do respetivo Edital. O PRÉMIO FERNANDO NICOLAU 2021 foi atribuído a Rosário Oliveira, pelo trabalho:

   Theoretical foundations of forward feature selection methods based on mutual information, Macedo, F., Oliveira, M. R., Pacheco, A., & Valadas, R.,   Neurocomputing, 325, 67-89, (2019).