Teve lugar no Porto, de 19 a 23 de Julho de 2022, a conferência IFCS 2022 – Classification and Data Science in the Digital Age, 17ª conferência da International Federation of Classification Societies (IFCS), numa organização conjunta da Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados (CLAD) e da Faculdade de Economia da Universidade do Porto – ver https://ifcs2022.fep.up.pt/ .
A IFCS (https://ifcs.boku.ac.at/site/doku.php), da qual a CLAD é membro, é uma federação de sociedades de classificação de base nacional, regional ou linguística, e organiza uma conferência internacional bienal. IFCS 2022 foi a sua primeira edição em Portugal.
A conferência reuniu 330 participantes, oriundos de 32 países da Europa, Ásia, África, Austrália e Américas, incluindo mais de 70 estudantes. As palestras proferidas pelos Keynote Speakers suscitaram grande interesse:
- Charles Bouveyron (Université Côte d’Azur, França): Statistical Learning with Dynamic Interaction Data for Public Health
- Dianne Cook (Monash University, Austrália): A Showcase of New Methods for High Dimensional Data Viewing with Linear Projections and Sections
- Genevera Allen (Rice University, EUA): Fast Minipatch Ensemble Strategies for Learning and Inference
- João Gama (Universidade do Porto, Portugal): Trends in Data Stream Mining
Proferiram ainda conferências plenárias Edwin Diday (Université Paris Dauphine-PSL, França), que foi galardoado com a medalha de mérito científico da IFCS, e Rebecca Nugent (Carnegie Mellon University, EUA), President-Elect da IFCS.
O programa científico contou também com sessões convidadas semi-plenárias, em temas atuais da Ciência de Dados: Categorical Data Analysis and Visualization, Clustering and Classification of Time Series, Covid Data Analysis, Dimension Reduction e Explainable Machine Learning. Tiveram lugar 67 sessões temáticas e duas sessões de Posters.
Um Programa Social variado proporcionou oportunidades de encontros e discussão informal entre os participantes. Começou com um Ice-Breaker gentilmente oferecido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV); seguiu-se um Cocktail na Praia da Luz onde todos puderam admirar um magnífico pôr-do-sol sobre o Atlântico. No terceiro dia um passeio de barco no Rio Douro foi momento de convívio e relaxamento. No último serão, o jantar da conferência nas Caves Taylor, precedido por uma visita às caves do Vinho do Porto, deixou certamente boas memórias a todos os participantes.
A Comissão Organizadora Local foi presidida pela Profª Paula Brito.
Para mais informação, visitar: http://ifcs2022.fep.up.pt/.